domingo, 4 de outubro de 2009

Como encarar o fracasso...

Mesmo que o fracasso seja um só, se voce lembrar cem vezes, ele ficará gravado cem vezes na mente. Assim, a idéa de um único fracasso vai se multiplicando cada vez que é lembrada. Tornar-se-á cem, mil, dez mil vezes maior, o que reforçará o seu complexo de inferioridade. Portanto, se quiser eliminar tal complexo, é melhor parar de contar os fracassos e passar a lembrar-se dos sucessos.

Como encarar o fracasso?

Por outro lado, se voce fica eufórico pensando somente nos êxitos obtidos e se esquece dos fracassos, corre o risco de não ter a visão objetiva da realidade. Quem não olha direito por onde anda pode cair do topo da montanha para o abismo. É preciso saber que cada fracasso é uma lição para não cair no mesmo erro.
Em vez de ver o fracasso como sinal de incompetência, encare-o como uma lição que o qualificará para o futuro êxito. A lição consiste em refletir: "Onde foi que errei?", analisar os fatos e procurar não reincidir no erro. Voce precisa dissociar o fracasso da ideia de incapacidade e vê-lo como uma "disciplina didática" que o remete ao sucesso futuro.

"Você é dono de potencialidade infinita", compilação de Kamino Kusumoto. Páginas 26 e 27.

Nenhum comentário:

Postar um comentário